domingo, 19 de setembro de 2010

O MUNDO CAMINHA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS INCLUSIVA!

        Embora as experiências pioneiras em inclusão tenham sido feitas na segunda metade dos anos 80, foi no início da década de 90 que o mundo da educação tomou conhecimento de um novo caminho para uma escola de qualidade e verdadeiramente aberta para todas as pessoas.
      Esse caminho, conhecido como educação inclusiva, difere substancialmente das formas antigas de inserção escolar de pessoas com deficiência e/ou com outros tipos de condições atípicas, no sentido de que a inclusão requer mudanças na perspectiva pela qual a educação deve ser atendida.
      O desafio da educação inclusiva é a implantação de uma educação de qualidade e com a organização de escolas que atendam a todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação e que reconheçam as diferenças como fator de enriquecimento no processo educacional.

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PODE SER DEFINIDA COMO:

      " A prática da inclusão de todos independentemente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural em escolas e salas de aula provedoras, onde as necessidades desses alunos sejam satisfeitas"( STAINBACK &* STAINBACK).
       A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino, é hoje a diretriz principal das políticas públicas, tanto no nível federal, quanto Estadual e Municipal.
       A educação inclusiva acolhe todas as pessoas sem excessão. É para o estudante com deficiência física ou mental, para os superdotados e para qualquer criança que é discriminadas por qualquer outro motivo.

COMO DEVE SER UM SISTEMA ESCOLAR INCLUSIVO

      Dentro desta perspectiva, a escola inclusiva tem que desenvolver estilo próprio, criar suas práticas de ação, partilhar o mesmo código de valores frente às diversidades, reunir em torno de si construção de uma identidade própria e, consequentemente, um espírito de compromisso e responsabilidade partilhados, concretizados no projeto educativo da escola.
     Ao contrário que muitos pensam, inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados, envolve um processo de reforma e de estruturação das escolas como um todo, com objetivo de assegurar que todos os alunos possam ter acesso às oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela Instituição de Ensino. isso inclui o currículo, a avaliação, os registros dos alunos.

FALAR BEM SE APRENDE NA ESCOLA! Quem não apresenta suas ideias com clareza ou defende mal seus argumentos diante um grupo enfrenta problemas tanto na sala de aula como na vida profissional.

Seminários, debate e entrevista são conteúdos curriculares. Para que todos aprendam a tomar a palavra, é essencial orientar a pesquisa, discutir bons modelos, refletir sobre simulações e indicar formas de registro.
A escola, no entanto, não tem se dedicado à questão como se deve. Embora o ensino da língua oral esteja previsto nos Parâmetros Curriculares Nacional(PCNs) há mais de uma década, essa prática está longe de ser prioridade. Ela é confundida com atividades de leitura em voz alta e conversas informais, que não preparam textos para os contextos de comunicação. "Comunicar-se em diferentes contextos é questão de inclusão social, e é papel da escola ensinar isso", explica Claudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. O que todo professor precisa incluir no seu planejamento são os chamados gêneros orais formais e públicos, que têm características próprias, pois exigem preparação e apresentam uma estrutura específica.

JOGOS ESCOLARES: Na semana da Pátria, alunos das escolas municipais, participaram de um torneio de futebol. foi um dia de muita alegria e união!!!


Nossas alunas se divertindo pulando corda, com a profesora Ivânia, enquanto não começa o campeonato.












Primeiro jogo: José Tomaz  X José Tomaz. O time que ganhasse ia participar do campeonato.











Começa o campeonato, começo de muito suspense....  Quem será o campeãooo!!!









Torcida organizada do time do José Tomaz. Essa meninas fizeram muito barulho viu, rsrsrs!








O 1º lugar ficou com o time da Escola Municipal José Tomaz. Parabéns meninos, vocês arrasaram!!!










O 2º lugar ficou com o time da Escola Municipal Carolina de Farias. Jogaram muito bem, parabéns.














O 3º lugar ficou com a Escola municipal Estelina Leopoldina, parabéns meninos!!!

sábado, 4 de setembro de 2010

FEIRA FOLCLÓRICA: Mais uma vez, Secretaria de Educação, professores, diretores e alunos, estão de parabéns pelo sucesso da feira folclórica.


Em 22 de agosto de comemora o dia do folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal.














O Folclore Brasileiro é um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos, principalmente por índios, brancos e negros, e está inserido no patrimonio cultural.















Belíssima apresentação dos nossos alunos, onde eles mostraram a Dança do boi.














A dança é uma das mais belas manifestações folclóricas. Através dela podemos nos expressar e transmitir a cultura do nosso país.














Belíssima apresentação dos meninos da AAMEC.














Divertida apresentação da peça " Compadre Domingos". Nossos amigos Manuel e Zefinha nos fizeram rir e animar toda a platéia da nossa feira folclórica.













Grupo de Dança Livre.Esses meninos estão arrasando!!! Ótimo trabalho do Programa Saúde na Escola, onde há a parceria entre as secretarias de educação e saúde do nosso município.















Alunos dramatizando a lenda do Saci-Pererê.

















Dramatização da lenda do Curupira.















A lenda do Boto Rosa, foi muito bem dramatizada pelos alunos do nosso município.














A dança do Mandacaru. Parabéns meninas!!!












Nossas alunas apresentando a dança Coco de Roda.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

FORMANDO LEITORES!!!!!



 O primeiro passo para ser tornar um bom leitor, é visitar uma biblioteca!!! Procuramos sempre incentivar os nossos alunos para esta visita.









Acreditamos que o aprendizado será mais eficiente se o aluno tiver uma formação sólida, for curiosa, demonstrar uma postura de independência em relação a aprendizagem.










Estamos preparando nosso alunado, para que eles sejam cidadãos críticos e concientes.









Essa geração é o futuro do amanhã. por isso devemos incentivá-los á leitura, por que só lendo, eles descobrirão coisas que servirão para a sua formação pessoal, social e profissional.

PASSEANDO PELO MUNICÍPIO!!!! CONHECENDO ÓRGÃOS PÚBLICOS DO NOSSO MUNICÍPIO.




Alunos visitam a Prefeitura Municipal de Cuitegi.







Alunos no interior da Prefeitura.



Alunos visitam o CRAS ( Centro de Referência da Ação Social)











A Assistente Social Ivanilda palestrando para os nossos alunos, falando sobre o trabalho do CRAS.







                                                     


Nossos alunos sobre a ponte que fica sob o rio Araçagi.











Alunos visitam o prédio do Conselho Tutelar









                                                            




Alunos visitam o PETI ( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)











Alunos do PETI, falam sobre a importância do projeto







 



Alunos visitam a Câmara Municipal.







Nossos alunos no plenário da Câmara Municipal.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O SÃO JOÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CUITEGI FOI BOM D+++++

Mais um ano a Prefeitura Municipal de Cuitegi, promoveu o São João na praça, para as escolas municipais . As Escolas se apresentaram, mostrando muita alegria. Houve também a apresentação da quadrilha da Terceira Idade, onde os idosos nos mostraram que idade não importa, o que importa e ser feliz!




 Essa foi a apresentação da quadrilha Arrail do Tomaz, onde os nossos alunos se apresentaram com muita animação e alegria.



Nossas meninas da dança country derão um show!!!!










Quadrilha Boneca de Milho, da professora Mirian, também se apresentaram com muita alegria!








                                                                                


Casal de noivos da quadrilha Arraial do Tomaz: Os alunos Rosenilda e Alex, e entre eles, a filha da professora Josalba, que se cansou durante o desfile das escolas.












Equipe de professores da Escola Municipal José Tomaz de Aquino, vestidas a caráter para o são joão, é mulher com força,rsrsrsrsr

sábado, 12 de junho de 2010

FESTA DA MÃES! SUCESSO TOTALLLLLLLLLLLLLLL

No último dia 07 de maio, o Grupo Escolar José tomaz de Aquino, homenageou as mães, numa linda festa, com muita música, brincadeiras. As mães entraram mesmo no ritmo da festa.
Recepcionamos as mães com som ao vivo, o grupo musical, formado pelo nossos amigos da escola Dapaz e Manoel, animaram e contagiaram as mães, onde as mesmas cantaram, dançaram, foi muita diversão.




                                                                                    
Muita animação!!!!! as mães entraram mesmo no clima da festa. PARABÉNS MÃES! NÓS SOMOS UMA DÁDIVA DE DEUS.
  
Nossa escola realizou o concurso MISS MÂE, foi um sucesso total, as mães desfilaram muito bem, com muita elegância, simpatia  e beleza. Foi um dia inesquecível para elas!!!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CARTA DE HELISÂNIA BANDEIRA AOS PROFESSORES DE CUITEGI



Espero encontrá-los todos bem, só Deus sabe a vontade de estar juntamente com vocês, principalmente na sala de aula, desenvolvendo as atividades, projetos...Tenho muitas saudades daqueles encontros, onde nós professores colocávamos as nossa conversas e ideias em dia, trocávamos experirências, era um satisfação e alegria.
Hoje, por motivo de saúde, ainda naõ posso estar com Vocês Professores e alunos. Não sou a mesma Helisânia: a forte, a direta, as vezes até intransigente; sinto mais frágil fisicamente; porém espiritualmente mais resistente, com mais vontade de Viver, como nunca estive, claro que, conscientimente adaptando as minhas limitações; aprendi que tudo tem seu tempo, continuo teimosa e determinada, nessa minha licença, entre uma recaída e outra, tive uma experiência indescritível que não desejaria a ninguém; sendo que fui priviligiada, abençoada novamente, e obtive mais outra oportunidade para a Vida, se beneficiar dessa beleza incrível que é a Vida e vivê-la, descobrir amigos de verdade, e através de Terapia estou tentando alcançar a paciência e aceitação;valorizo pequenos momentos com a família, agradeço os presentes materiais, mas, a maior riqueza é a lembrança de um telefona de amigos(as), reconheço, e vejo o mundo com um olhar renovado. Sei que por motivo de saúde, tenho que apender a aceitar a presença dela (doença) e saber que, apesar disso, continuo existindo, mesmo quando não há nada a fazer; e ser grata pelas lições que tive.
Estou mais serena, mais compreesiva e mais, muito mais agradecida por mais uma vez estar aqui. compartilho essa alegria com Vocês Professores, ainda não posso estar de corpo presente, mas, virtualmente.
Me sentindo útil novamente, contribuindo um pouquinho com a Educação de Cuitegi; com a produção do BLOG, onde sugestões de atividades, fundamentações teóricas, vivências e experiências enviadas, artigos, textos, onde semanalmente serão postados mais sugestões e esperando comentários e seguidores, além de outros blogs pedagógicos, links educativos e jogos já recomendados. Para acessar, basta digitar no google, Blog Educativo de Cuitegi.
Espero sua visita, e, para aqueles que desejam postar alguma experiência, redigir algum texto, enviar fotos, mande para a Secretaria de Educação de Cuitegi, ou para o meu E-mail: helisania@hotmail.com; para que juntos possamos cada vez mais, compartilhar e desenvolver uma Educação de Qualidade.
Muito obrigada!

Helisânia Bandeira Santos

sábado, 10 de abril de 2010

PROJETO APRENDENDO E COMPARTILHANDO SABERES: ESCOLAS SE INTEGRAM, E ALUNOS TROCAM SEUS CONHECIMENTOS.




A CHEGADA:


Na chegada em nossa escola, os alunos da Escola Municipal Carolina de Farias, foram recebidos pela diretora Zenilda Fernandes.












O diretor Josimar Barbosa, e a professora Ivania Maria, agradecendo pela ótima recepção que os alunos da Escola Municipal José Tomaz de Aquino, lhes deram.









Alunos da Escola Municipal José Tomaz de Aquino, recepcionando os alunos visitantes, com a música, "FAZ UM MILAGRE EM MIM", de Régis Danese.










Alunos da Escola Municipal Carolina de Farias, contando a história de João e Maria, com um final bastante diferente e interessante!!!










Alunos da Escola Municipal Carolina de Farias, contando a história do Bambi.














Alunas da Escola Municipal José Tomaz de Aquino, apresentando uma dança, ao som da música Aquarela do Brasil, de Ari Barroso.