domingo, 19 de setembro de 2010

O MUNDO CAMINHA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS INCLUSIVA!

        Embora as experiências pioneiras em inclusão tenham sido feitas na segunda metade dos anos 80, foi no início da década de 90 que o mundo da educação tomou conhecimento de um novo caminho para uma escola de qualidade e verdadeiramente aberta para todas as pessoas.
      Esse caminho, conhecido como educação inclusiva, difere substancialmente das formas antigas de inserção escolar de pessoas com deficiência e/ou com outros tipos de condições atípicas, no sentido de que a inclusão requer mudanças na perspectiva pela qual a educação deve ser atendida.
      O desafio da educação inclusiva é a implantação de uma educação de qualidade e com a organização de escolas que atendam a todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação e que reconheçam as diferenças como fator de enriquecimento no processo educacional.

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PODE SER DEFINIDA COMO:

      " A prática da inclusão de todos independentemente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural em escolas e salas de aula provedoras, onde as necessidades desses alunos sejam satisfeitas"( STAINBACK &* STAINBACK).
       A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no sistema regular de ensino, é hoje a diretriz principal das políticas públicas, tanto no nível federal, quanto Estadual e Municipal.
       A educação inclusiva acolhe todas as pessoas sem excessão. É para o estudante com deficiência física ou mental, para os superdotados e para qualquer criança que é discriminadas por qualquer outro motivo.

COMO DEVE SER UM SISTEMA ESCOLAR INCLUSIVO

      Dentro desta perspectiva, a escola inclusiva tem que desenvolver estilo próprio, criar suas práticas de ação, partilhar o mesmo código de valores frente às diversidades, reunir em torno de si construção de uma identidade própria e, consequentemente, um espírito de compromisso e responsabilidade partilhados, concretizados no projeto educativo da escola.
     Ao contrário que muitos pensam, inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados, envolve um processo de reforma e de estruturação das escolas como um todo, com objetivo de assegurar que todos os alunos possam ter acesso às oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela Instituição de Ensino. isso inclui o currículo, a avaliação, os registros dos alunos.

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